quinta-feira, 23 de junho de 2011

João Calvino um herege, hipócrita, transgressor e assassino

Ufa! Quanta coisa para um título!

O assassino e quase alto-denominado "dono da verdade", mandou queimar Miguel Servet no dia 27 de outubro de 1553 aos 42 anos de idade em Genebra, por não acreditar na trindade. A intolerância de um homem hipócrita que ao ajudar livrar os cristãos da perseguição católica, começou outra perseguição contra todo aquele que discordava do seu ponto de vista teolgico e é a este homem que os presbiterianos chamam de "homem de Deus" ou " homem usado por Deus", mas fica a pergunta, usado por Deus também durante os assassinatos? Até onde Calvino foi de Deus?

A Igreja Presbiteriana se dirige aos adventistas, Testemunhas de Jeová e Mórmons como sendo seitas, por nascerem de falsas profecias e serem hereges, e aí vem outra pergunta, qual o nome que se dá a igrejas que nascem de assassinatos e hipocrisia?

Quem foi João Calvino?

João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509Genebra, 27 de maiode 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje. Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecido por alguns pelo nome Calvinismo, mesmo se o próprio Calvino teria repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul(entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.

Nascido na Picardia, ao norte da França, foi batizado com o nome deJean Cauvin. A tradução do apelido de família "Cauvin" para o latimCalvinus deu a origem ao nome "Calvin", pelo qual se tornou conhecido.

Calvino foi inicialmente um humanista. Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, pregando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como "padre". Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo Europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.

Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Para muitos[quem?], Calvino terá sido para a língua francesa aquilo que Lutero foi para a língua alemã - uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana. Citando Bernard Cottret, biógrafo (francês) de Calvino: "Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, percursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo" [Wikipedia].

Erros e radicalismo

Em 1542, Calvino publica em Genebra o seu livro de catecismo: "Catéchisme de l'Église de Genève, c'est-a-dire, le formulaire d'instruire les enfants en la chrétienté". A chave do projecto de Calvino passa pela pedagogia. O seu objectivo é a profunda transformação das mentalidades. Cada resquício de superstição, de práticas de magia, ou de catolicismo é perseguido como idolatria.

O consistório, do qual Calvino fazia parte, ocupava-se desses e de outros casos. Refiram-se alguns:

  • Em 1542, uma mulher chamada Jeanne Petreman é acusada de se recusar a participar da eucaristia, de dizer o pai-nosso em língua "romana" e de proclamar que a Virgem Maria era a sua defensora. Diz também que se nega a acreditar noutra fé que não a sua. É excomungada.
  • Em 2 de Setembro de 1546, aparece em Genebra um franciscano que pedia na rua um jantar em nome de Deus e da Virgem Maria. Devemos pressupor que ele obteve o seu jantar mas foi também levado ao consistório, que logo constatou que o "papista" mal conhecia a bíblia, além de ser inofensivo. Foi expulso da cidade, para o lado da fronteira, com os católicos.
  • A 23 de Junho de 1547 comparecem perante o consistório várias mulheres que tinham sido apanhadas a dançar - uma delas era a esposa de um dos membros do consistório. O caso ganhou contornos de escândalo. As mulheres foram condenadas a alguns dias de prisão, apesar de vários apelos. Em reacção à decisão, são colocados na cidade cartazes contra Calvino. O autor dos cartazes, Jacques Gruet, é torturado. Depois de confessar a sua autoria, é executado.
  • Em 1548, Louis Le Barbier é interrogado sobre a sua fé. Declara que não tem fé. Entretanto, descobrem livros de bruxaria e de escórnio na sua posse. É admoestado perante o consistório mas não será perseguido.[Wikipedia].

Assassinato indireto de Miguel Servet

Miguel Servet era um homem de cultura, um médico, interessado, entre muitas outras coisas, na religião. Como livre pensador, defendia que o dogma da Trindade não fazia qualquer sentido, sendo apenas um sofisma inventado no Primeiro Concílio de Niceia. Será perseguido pelaIgreja Católica em França, através da Inquisição, por causa das suas teses. Escapa e dirige-se a Genebra, mas os protestantes mostraram-se não menos intolerantes para com as suas ideias.

A história da ligação entre Servet e Calvino começa já em 1534, ano em que ambos estiveram em Paris. Esteve nessa altura planejado um encontro que não chegou a realizar-se. No entanto, trocariam correpondência por vários anos.

O debate foi tornando-se numa azeda discussão. Um dos pontos principais da discussão epistolar continuava a ser a Santíssima Trindade. Perante a sua proposta para que Calvino lesse o manuscrito do seu Livro "Restitutio" (tendo-o enviado pelo correio), Calvino diz-lhe que deveria ler o seu "Institutio". Servet fê-lo e escreveu comentários críticos nas margens do texto que foram depois enviados a Calvino.

Calvino recebeu o manuscrito mas não lhe respondeu. Nem sequer devolveu o manuscrito do Restitutio, que Servet lhe pedia que remetesse. Calvino manteve o seu silêncio, cultivando preocupação em relação a Servet e às suas heresias.

No princípio de Abril de 1553 a Inquisição francesa recebeu misteriosamente a posse de documentos que compromentiam Servet. Entre eles, as cartas de Servet a Calvino. Ainda em 5 de Abril, Servet é ouvido pelos inquisidores. A 7 de Abril, porém, consegue escapar-se da prisão. Dirigiu-se a Genebra, talvez por pensar que entre os protestantes estaria a salvo da Inquisição. Enganou-se. Foi preso pelas autoridades da cidade de Genebra a 13 de Agosto.

O seu julgamento tornou-se um caso discutido. Foi pedida a opinião a padres de Berna, Zurique e outras cidades. A maioria desprezava Servet - a trindade era, na sua opinião, indiscutível.

Calvino, também acusado pelos católicos de arianismo, poderá ter visto aqui a oportunidade de mostrar que defendia o conceito trinitário, ao mesmo tempo que mostraria que também estava empenhado em perseguir os heréticos. Um herético do lado de lá da fronteira também é um herético dentro da cidade.

A 27 de Outubro de 1553 Miguel Servet é queimado vivo em Genebra. [Wikipedia].


Morte

Nos seus últimos anos de vida, a saúde de Calvino começou a vacilar. Sofrendo de enxaquecas, hemorragia pulmonar, gota e pedras nos rins foi, por vezes, levado carregado para o púlpito. Calvino continuava a ter detratores declarados que lhe dirigiam ameaças constantes.

Entretanto, apreciava passar os seus tempos livres no lago de Genebra, lendo as escrituras e bebendo vinho tinto. No fim de sua vida disse a seus amigos que estavam preocupados com o seu regime diário de trabalho: "Qual quê? Querem que o Senhor me encontre ocioso quando ele chegar?"

João Calvino morreu em Genebra a 27 de maio de 1564. Foi enterrado numa sepultura simples e não marcada, conforme o seu próprio pedido.[Wikipedia].


Conclusão

João Calvino com seu radicalismo, foi contra o princípio de Cristo que diz: "Feliz aquele que não se escandaliza por minha causa."(Mat.11:6). Também condenando Miguel Servet,que apesar de ser herege, era um ser humano, e nesse ponto João Calvino foi contra o mandamento de Deus que diz "Não matarás" (Ex. 20:13) e contra outro princípio de Cristo que é o amor, mas ele com esse assassinato praticou o ódio (comum entre calvinistas) como está descrito no evangelho de Matheus capítulo 5 versículos 21 a 26 que diz: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil."


Assim indo contra princípios bíblicos foi a vida do fundador da Igreja Presbiteriana que nasceu de radicalismo, hipocrisia, heresias e assassinato.

E até o fim da vida de João Calvino foi contra os princípios bíblicos já que bebia vinho tinto com alcool e a bíblia é clara ao dizer que essa bebida (fermentada) quem bebe não tem sabedoria, assim está escrito: "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio."(Pv. 20:1). Lembrando que obviamente Jesus e os apóstolos não usavam vinho com álcool se fosse estariam sendo contra a bíblia.

E além desse texto tem outros que vão contra está prática de Calvino, um texto mais claro é impossível, está escrito: "Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro.E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez."

E mais, quem bebe não percebe a volta de Jesus (1 TS 5:5 a 10) e tem a perda da salvação eterna (1 Co 6:9 e Ap 21:8).

Enfim, Calvino ao ajudar libertar os Cristãos por um lado os prendeu por outro, como diz o ditado, "deu com uma mão e tirou com a outra".

Calvino se resumi em hipocrisia, heresia e fanatismo, e foi com essa base que ele fundou sua igreja que hoje se encontra em vários países e é conhecida pelo mundo, a Igreja Presbiteriana, no Brasil é Igreja Presbiteriana do Brasil ao qual pregam algo que alto-denominam "Doutrina da Graça", que com base na história de Calvino deve haver poucas verdades.

O calvinismo foi nos tempos de Calvino a mesma coisa que a inquisição católica, só que a diferença é que usaram a bíblia, de forma errada mas usaram.

Calvino, este é o "homem de Deus" ao qual os presbiterianos se referem, ao me ver não é o que parece. E você, acha que este pode ser um "homem de Deus"?

Verdades da religião - Fernando Silva



54 comentários:

  1. Concordo, estes presbiterianos sempre dizem que estão certos e condenam as outras doutrinas e pouco olham para os erros da sua!

    ResponderExcluir
  2. Eu lamento por eles, e espero sinceramente que a maioria veja onde está se metendo!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Não sou presbiteriano, concordo com muito de que o Fernando Silva falou, mas diga se de passagem que ele também falou muita abobrinha ( besteira). O Fernandão fica mais esperto cara! E para de falar asneira.

      Excluir
  4. Obs: o rpimeiro, segundo e agora terceiro Fernando silva, sou eu mesmo que postei, é porque mudei o nick.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando, o seu comentário presbiteriano apareceu! E, Júlia, sou presbiteriano, mas não defendo A IGREJA, mas sim, a PALAVRA DE DEUS. Reconheço que ela errou, e erra, quando não firma suas colocações na Palavra de Deus, como foi o caso da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Mas, e vocês: Olham para os "erros da sua" igreja?

    1) "Eu lamento por eles", disse o fernando, e eu lamento por você, que coloca a TRADIÇÃO DA SUA IGREJA acima da Escritura Sagrada.

    2)Quanto a este blog, continua IMPARCIAL como sempre. Você, Fernando, deve ser tão IMPARCIAL em suas colocações como o Charles. Se Esqueceu de mencionar que o próprio Wikipédia não considera os Links transcritos neste blog, como confiáveis:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Calvino

    Então, como sei que você é IMPARCIAL, como o Charles, vou ficar aguardando você fazer uma pesquisa séria sobre o assunto e postar no seu blog, CITANDO FONTES CONFIÁVEIS-NEUTRAS-NÃO-ADVENTISTAS-NEM PRESBITERIANAS, sem penderem para qualquer das igrejas, Ok?

    3) Quanto a sua "INTERPRETAÇÃO" de PV: 20.1, sei que você não conhece muito de hebraico, dá para ver que você não conhece muito de hebraico, assim como eu. Então, considerando as nossas limitações, o versículo não está dizendo que "Berber vinho é pecado", mas, "quem neles errar", ou seja, aqueles que são dominados por ele ou por qualquer outra coisa (1 Co: 6.12). Você está utilizando a versão CORRIGIDA E FIEL DE ALMEIDA, que também é muito boa tradução. Mas a versão ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA, é mais plausível para refletir a idéia do hebraico:

    "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoraçadora; todo aquele que por eles é vencido, não é sábio".

    ResponderExcluir
  6. 4)"Lembrando que obviamente Jesus e os apóstolos não usavam vinho com álcool se fosse estariam sendo contra a bíblia". Por favor, de que FONTES CONFIÁVEIS-NEUTRAS-NÃO-ADVENTISTAS-NEM PRESBITERIANAS você pegou a primeira afirmativa(não usavam vinho com álcool)???

    E também, ONDE, NA BÍBLIA, EXISTE REPROVAÇÃO PARA NÃO BEBER CERVEJA, VINHO, OU FUMAR CIGARRO, OU BEBER COCA-COLA?

    Por favor, cite cada um dos textos bíblicos para a reprovação dos "pecados" acima. Em nenhum dos textos transcritos na sua postagem reprovaram as práticas mencionadas, inclusive o texto de Pv: 23, que você não mencionou os vs.29 e 30. Vou transcrevê-los para ajudar você:

    "Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se >>DEMORAM PERTO<< do vinho, para os que andam buscando >>BEBIDA MISTURADA<< (um tipo de bebida muito mais forte que o vinho normal)".

    Então, para esclarecer, os pecados condenados não era o vinho alcólico, mas o vício e a embriaguez, condenados em toda a Bíblia. Ah! "Vinho Vermelho" é o vinho novo, que tem um teor alcólico muito mais elevado que o do vinho antigo, mas, ambos tem um teor alcólico.

    5) Você disse: "quem bebe não percebe a volta de Jesus (1 TS 5:5 a 10)". Os textos não falam nada disso. Depois: "tem a perda da salvação eterna (1 Co 6:9 e Ap 21:8)". Vamos transcrever os textos aqui?

    "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, [nem os ladrões, nem os avarentos, >>NEM OS BÊBADOS<<, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus]" (o versículo entre colchetes você não havia mencionado) - 1a Co: 6.9-10

    "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte." - Ap: 21.8

    Nenhum dos textos está ensinando que quem bebe vinho "perde a salvação".

    E, a propósito, Ellen White bebia vinho? Ela "percebeu" a volta de Jesus para 22 de Outubro de 1844 e, até agora, nada!

    6) Ah! Só para ensinar... a Igreja Presbiteriana não foi fundada por Calvino, mas por Jhon Knox na escócia. Acho que a sua IMPARCIALIDADE esqueceu de pesquisar sobre isto.

    Cada vez mais, este blog se afunda em PARCIALIDADES FRÍVOLAS E sem embasamento bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComerBeber/JesusEVinho-SBacchiochi.htm

      Excluir
  7. Para um comentário IMPARCIAL da morte de Servetus onde, inclusive presbiterianos, criticam Calvino (coisa que eu nunca vi este blog fazer com Ellen White), acessem:

    http://www.olharreformado.com/2011/06/miguel-servet-servetus-calvino.html

    ResponderExcluir
  8. O LIVRO 'O QUE TODO PRESBITERIANO INTELIGENTE PRECISA SABER' de Alderi, historiador da oficial da IPB, considera esse erro de Calvino.

    QUAL LIVRO OFICIAL DA IASD CRITICA ELLEN WHITE???? KKKKKKKKK

    Outra coisa, a postagem disse que 'ele mandou queimar servetus' depois em, um subtitulo diz 'culpa indireta'...
    Bem de qualquer forma, gostaria de perguntar aqui:

    QUAL CONFISSÃO REFROMADA MANDA CRER QUE CALVINO ERA O ESPIRITO DA PROFECIA?

    CALVINO NÃO REBATIZAVA CATÓLICOS E A IPB DISSE QUE CALVINO ERROU!

    E AÍ? A IASD FAZ ISSO?
    EXISTE UM MONUMENTO DE UMA IGREJA REFORMADA REPROVANDO ESSA ATITUDE DO REFORMADOR... O BLOG SABE DISSO?

    Eu só comentei por que houve um desafio.

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Luís Felipe em refutação ao seu argumento 4) quero dizer que a bíblia diz que o corpo é o templo do Espírito Santo e portanto beber feri o templo do Espírito, isto é claro, só não vê o cego que deseja não enxergar!

    ResponderExcluir
  10. O vinho vicia? Quem passa uma tarde inteira bebendo vinho fica bêbado? Quem passa as tardes bebendo vinho fica sóbrio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A comida vicia? Quem passa o dia inteiro comendo é glutão? Então a comida é um pecado.

      Excluir
  11. Não é "alto-denominado". É auto-denominado!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Seja Ellen, seja Calvino, ou Armínio, etc. Seja lá quem for: todos se esquecem que homem é homem. Só o Senhor é Deus, e portanto perfeito.
    Se o Senhor Jesus disse que só o fato de olhar para uma pessoa e a cobiçar já e adultério, ou se nós nos encoleirizarmos contra alguém já é homicídio (e por aí vai) então ninguém escapa.
    Todos nós somos homicidas, adúlteros, mentirosos, etc.
    Só o sangué de Cristo é que nos purifica de todo o pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis aí sábias palavras!!! Fechou.

      Excluir
    2. Vou chamar a polícia para prender esses homicidas.

      Excluir
    3. Calvino era um louco ditador sanguinário e a igreja presbiteriana e uma casa de maçons do diabo

      Excluir
  13. Religião é que nem costume, varia de lugar para lugar...
    Mas >>>DEUS<<< é único, sua doutrina é única, não muda jamais... Então aconselho-vos irmãos... Olhemos somente para Deus por que Ele é fiel.
    E quanto as dúvidas é bom que não se preocupem, pois chegará o dia que prestaremos conta no Juízo Final e com certeza, eu, você, João Calvino, lutero e demais, nos prostraremos diante de Deus e confessaremos nossos pecados e o Senhor do Senhores nos julgará.
    Mais enquanto esse dia não chega, é bom que ocupemo-nos pregando o evangelho, ou seja, fazendo o Ide do Senhor, por que se não Ele vem e nós vamos ficar...
    E a propósito, sou Presbiteriano, jovem, líder da UMP (União da Mocidade Presbiteriana)e sempre PERGUNTO: O que é melhor que ler a bíblia, debatê-la discuti-la, estuda-la,pregar pra outras pessoas, ser formado e graduado em teologia?
    ..... >>>> PRATICAR A PALAVRA DE DEUS<<<<<<<<
    1 João 4:20...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, mas tomando a verdade bíblica da Bíblia Sagrada e não seguindo Calvinos.

      Excluir
  14. Paulo aconselha Timóteo a usar vinho por causa de uma doença... Isso tá na Bíblia, né? Já joga por terra essa hipocrisia de dizer que qualquer uso e bebida alcoólica é errado. Eu já vi adventista fazer cada loucura condenada pela Bíblia.. E outra coisa: quem fundou a Igreja Presbiteriana? Ela se baseia nos ensinamentos de Calvino, mas originou-se na Escócia. Na boa, vão estudar, galera.

    Ah, e continuem esperando a previsão correta da data do fim do mundo! (Y)

    ResponderExcluir
  15. todos vocês erram por estar na biblia e não em Jesus, ele é chave hermeneutica para compreendermos toda a biblia, pela a biblia meus irmãos todos estamos condenados. JESUS é maior que a biblia, pois ele é a palavra eterna de Deus, é só ler João 5:39 e vocês verão que a biblia não pode dar vida e sim Jesus, com isso não estou negando a autoridade da biblia, pelo contrario, por ela eu tenho o testemunho historico e profetico acercar do nosso salvador, então entendo que ela é apenas meu guia,pois por ela aprendo que sou um trangressor da lei, por isso mereço o inferno, mas também aprendo que pela graça de Deus,sou transformado pela fé em seu filho. enfim, em Jesus vejo que o problema nunca esteve nas coisas, mais sim em mim, e ele me devolveu novamente o equilibrio perdido com o pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas meu querido, Jesus é a Palavra. Apocalipse 19-13 diz: E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

      Excluir
  16. É como alguém aqui já falou; todos somos pecadores e esse João Calvino também e se espelhar num ser humano para seguir um ideal, é um pouco escorregadio. Prefiro mesmo é seguir o meu autêntico e único Deus Vivo; ele sim pode me salvar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos chamados para sermos Santos, e não para nos conformarmos com o pecado. Pensamento herético esse. Agora o modelo de fé e postura a ser imitado é do diabo então.

      Excluir
  17. João Calvino foi um ASSASSINO! Quem o defenderá?
    João Calvino foi USADO PELO DIABO!
    João Calvino era UM ALCOOLICO!
    João Calvino era um HIPÓCRITA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você, o que é? Além de odiar como o artigo acima destila ódio, o que mais faz além de acusar?
      João

      Excluir
  18. Os católicos acusam Lutero das mesmas coisas que vocês acusam Calvino. Evidentemente, não se espera dentre os oponentes opinião imparcial.
    Católicos mentiram a respeito de Lutero, vocês mentem a respeito de Calvino.
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, Lutero não necessita de "acusadores" porque as pérolas que ele escreveu, extravasando todo o seu inacreditável ANTISSEMITISMO, dizem contundentemente a respeito dele. E não são os romanistas que criaram um "mito", como você afirma. A propósito, você conhece o livro escrito pelo padre alemão MARTINHO LUTERO (Martin Luther) publicado com o dístico de "SOBRE OS JUDEUS E SUAS MENTIRAS"? Aliás, sugiro que leia esse mesmo livro, mas na versão EM INGLÊS, que é bem mais completa e contém passagens NAUSEANTES, muitas das quais eu teria vergonha de transcrever aqui neste espaço.

      Excluir
  19. Outra coisa muito interessante. Calvino nunca foi presbiteriano. Se vocês são crentes, ao falarem mal de um reformador, falam mal de si mesmo.
    tolos!

    João

    ResponderExcluir
  20. Quero saber o que vocês tolos pensam acerca dos pontos de vista e doutrinas de Calvino.
    Falo isso porque tentar combater as ideias pela pessoa é a famosa falácia ad hominem, própria de debatedores incapazes e incompetentes, além de hipócritas.

    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não sei exatamente a quem você dirigiu seus agressivos comentários, fazendo uso do ofensivo vocábulo "tolos". Se me permite, eu sugeriria que você se apresente com o seu nome verdadeiro, em vez de "Anônimo", de modo que qualquer pessoa que se dispuser a manter um diálogo sadio e respeitoso, possa fazê-lo sabendo d'antemão com quem está intercambiando pensamentos.
      En passant, de minha parte, eu poderia dizer que João Calvino, tendo-se em conta a natureza de seus escritos ou de suas teses (que conheço) não pode ser (nunca poderia ter sido) considerado esse "expoente" alardeado principalmente pelos denominacionais presbiterianos. E os motivos são muitos...

      Excluir
    2. Nenhum artigo pode ser considerado sério ou verdadeiro sem apresentar a sua bibliografia. O autor do artigo em epígrafe é meramente enfatuado.

      Excluir
    3. A principal "fonte bibliográfica" acerca do gaulês Calvino são seus próprios escritos, os quais atestam CONTRA ELE PRÓPRIO. O comentarista supra, que criticou o autor da postagem como "enfatuado"(sic) conhece a biografia de JOÃO CALVINO? Já leu livros de JOÃO CALVINO? Já leu principalmente (DE CAPA A CAPA) os quatro volumes da obra considerada "máxima" de JOÃO CALVINO intitulada "Institutas da Religião Cristã"?

      Excluir
  21. Respeitem a hermenêutica e as exegeses do textos,principalmente os CALVINISTAS que desconhecem as tais.

    ResponderExcluir
  22. Queridos amigos, não li todos os comentários, me atentei apenas ao texto. E com todo respeito à pessoa (humana como eu) que propôs tais idéias, minha conclusão é: apesar do conhecimento do autor, e sua base serem completamente rasas, infundadas, e ilógicas (como muitas novas doutrinas que têm surgido ao longo dos séculos, tal como a fanática heresia do ''vinho sem álcool'') baseando-se literariamente nas informações do wikipedia, ou próprias, onde qualquer leigo desajustado muda os textos lá contidos,sem nem sequer uma refeência clara à algum artigo ou livro competente e sério pra as mesmas, percebendo-se pelo conteúdo do texto. Ainda assim, minha casa está de portas abertas à vocês para bebermos um bom vinho francês e conversarmos sobre apologética cristã, a qualquer dia desses. Qualquer dúvida, passo também meu e-mail se necessário para qualquer indivíduo sério que se interessar em debater o tema.
    Sou presbiteriano, amo a Igreja de Cristo, amo os irmãos cristãos, e apesar de vocês tanto imputarem o ódio a nós, percebo que são vocês que odeiam as pessoas de outras denominações; não odeio católicos, nem assembleanos, todos são alvo da graça de Cristo, caso esta que é irresistível se achegue a cada um deles no seu coração, convencendo-os a aceitar a Cristo, como este fez a mim e a ti. Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  23. Queridos amigos, não li todos os comentários, me atentei apenas ao texto. E com todo respeito à pessoa (humana como eu) que propôs tais idéias, minha conclusão é: apesar do conhecimento do autor, e sua base serem completamente rasas, infundadas, e ilógicas (como muitas novas doutrinas que têm surgido ao longo dos séculos, tal como a fanática heresia do ''vinho sem álcool'') baseando-se literariamente nas informações do wikipedia, ou próprias, onde qualquer leigo desajustado muda os textos lá contidos,sem nem sequer uma refeência clara à algum artigo ou livro competente e sério pra as mesmas, percebendo-se pelo conteúdo do texto. Ainda assim, minha casa está de portas abertas à vocês para bebermos um bom vinho francês e conversarmos sobre apologética cristã, a qualquer dia desses. Qualquer dúvida, passo também meu e-mail se necessário para qualquer indivíduo sério que se interessar em debater o tema.
    Sou presbiteriano, amo a Igreja de Cristo, amo os irmãos cristãos, e apesar de vocês tanto imputarem o ódio a nós, percebo que são vocês que odeiam as pessoas de outras denominações; não odeio católicos, nem assembleanos, todos são alvo da graça de Cristo, caso esta que é irresistível se achegue a cada um deles no seu coração, convencendo-os a aceitar a Cristo, como este fez a mim e a ti. Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  24. SR FERNANDO SILVA A BIBLIA NAO PROIBE BEBIDAS ALCOOLICAS, JESUS ERA CHAMADO DE BEBERRAO, NINGUEM É BEBERRAO BEBENDO SUCO DE UVA QUE ALIAS NAO EXISTIA NA EPOCA.

    ResponderExcluir
  25. SR FERNANDO SILVA A BIBLIA NAO PROIBE BEBIDAS ALCOOLICAS, JESUS ERA CHAMADO DE BEBERRAO, NINGUEM É BEBERRAO BEBENDO SUCO DE UVA QUE ALIAS NAO EXISTIA NA EPOCA.

    ResponderExcluir
  26. Como gostam de espalhar mentiras...

    http://www.maiconcustodio.com.br/2011/07/ola-leitores-queridos-minha-vontade.html

    ResponderExcluir
  27. Antes de falar contra calvino precisa saber que as igrejas atuais pode ler a bíblia,graças aos reformadores que lutaram com suas vidas para que as pessoas não vivesse no romanismo,na ignorância.Todo reformado sabe que Calvino foi humano e que erra como todo mundo,mas dai você criar uma pagina na internet só pra falar contra...você precisa estudar mais e escrever menos...

    ResponderExcluir
  28. Calvino um dos maiores hereges de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  29. Seu texto é rodeado de puro ódio, suas fontes não são confiaveis e infelizmente nunca vai querer saber a verdade de muitos fatos, só lamento!
    Marcos Lopez
    Sociedade Pnesadores Cristãos

    ResponderExcluir
  30. Sobre Calvino vc foi feliz em seus comentários... Sobre o vinho infelizmente não... Ou seja, enquanto narrou fatos tudo foi bem, quando expôs opiniões sem base bíblica tudo foi de mal a pior...

    ResponderExcluir
  31. Sobre Calvino vc foi feliz em seus comentários... Sobre o vinho infelizmente não... Ou seja, enquanto narrou fatos tudo foi bem, quando expôs opiniões sem base bíblica tudo foi de mal a pior...

    ResponderExcluir
  32. Simplesmente não interessa a interpretação de Calvino, além de não fazer sentido nenhum e distorcer as escrituras, só alimenta o ego dos supostos eleitos e os faz ser arrogantes, somos salvos através do sangue de Jesus, não pela maneira como interpretamos a doutrina da eleição divina, essas coisas só Deus sabe, não adianta tentar perceber,Deus é Deus!Nos somos meros humanos, pecadores limitados no entendimento.

    ResponderExcluir
  33. "Dividir para conquistar". Uma antiga estratégia de guerra citada por Julio Cesar atualmente usada pelo diabo no meio cristão.

    ResponderExcluir
  34. Cara,quantos anos vc tem? Sério! Sempre leio asneiras sobre ele, mas nessa vc ultrapassou todos! Parabéns pela distorção e tendenciosidade! E só para constar, não sou calvinista e não concordo com "partidos". Mas sejamos justos... Teu texto está totalmente desonesto. Vergonhoso!

    ResponderExcluir
  35. Vamos lá...
    Li esse texto tendencioso, e tenho algo a dizer: Calvino não fez a doutrina da Eleição. A doutrina da Eleição já era falada pelo apóstolo Paulo em Romanos 9. O nome "CALVINISMO" foi dado a essa doutrina pelos alunos de Calvino, que foi uma refutação aos alunos de Arminius, os quais >"CRIARAM"< a doutrina da salvação "ARMINIANISTA". John Knox foi o criador da Igreja Presbiteriana, na Escócia. Os presbiterianos não admiram ou enaltecem Calvino, apenas tomam alguns ideais que "TÊM BASES BÍBLICAS", se fugir da bíblia os reformadores descartam. E lembrando que a Wikipédia não é confiável, e se você ler e estudar a doutrina da eleição vai perceber que ela enaltece DEUS. Não tente desqualificar uma doutrina ou qualquer outra coisa desqualificando o criador dela, pois se fosse assim você teria que desqualificar Deus, pois somos feitura Dele, porém você não irá blasfemar contra Deus pois você sabe que nós somos os desqualificados! Amigo, antes de você falar essas coisas leia, se informe... Entre numa igreja presbiteriana de verdade, daí vc pode expor seus pontos críticos >*"COM BASE BÍBLICA"*<. Graça e paz, amados!

    ResponderExcluir
  36. O calvinismo era intolerante levando muitas pessoas consideradas hereges a morte verdade ou falso?

    ResponderExcluir
  37. O calvinismo era intolerante levando muitas pessoas consideradas hereges a morte verdade ou falso?

    ResponderExcluir